Relatório de ensaio - teor de umidade
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOTOCANTINS – IFTO / CAMPUSGURUPI
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EDIFICAÇÕES
WESLEY GARCIA MOTA
RELATÓRIO DE ENSAIO - TEOR DE UMIDADE
GURUPI, TO
JUNHO/2013
WESLEY GARCIA MOTA
RELATÓRIO DE ENSAIO - TEOR DE UMIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Técnico Subsequente em Edificações do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi, como requisito parcial para obtenção de nota na Componente Curricular Mecânica dos Solos.
Professora: Fábio Batista
GURUPI – TO
JUNHO/2013
1 INTRODUÇÃO A mecânica dos solos é uma componente curricular da Engenharia Civil, e também do curso técnico em Edificações, que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia. Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos. A umidade do solo é definida como o peso da água contida em uma amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas sólidas do solo, sendo expressa em percentagem. Esse é, portanto, o ensaio realizado em laboratório no dia vinte e sete do mês de maio de dois mil e treze e será apresentado o método e seus resultados em seguida.
2 SOBRE O ENSAIO
Para determinação do peso seco, o método tradicional é a secagem em estufa, na qual a amostra é mantida com temperatura entre 105 °C e 110 °C, até que apresente peso