RELATÓRIO DE ENSAIO NÃO DESTRUTIVO POR LÍQUIDOS PENETRANTES
RELATÓRIO DE ENSAIO NÃO DESTRUTIVO POR LÍQUIDOS PENETRANTES
Felipe Giudice Stella
RA.: 340080-8
Turma: EP5-Q01
Sub Turma: K
1. OBJETIVO
O presente relatório tem por objetivo apresentar informações gerais em relação ao experimento de líquidos penetrantes que foi realizado no laboratório de Ciencias dos materiais no dia 28/02/2009.
1.2 Normas utilizadas
Em nenhuma parte do experimento foi utilizada alguma norma tanto nacional como internacional que abrangesse o material, equipamentos, projetos e procedimentos de realização do processo, e dados de referencia para comparar o resultado obtido com este relatório.
1.3 Referência para elaboração da presente relatório:
Videoaula do dia 22/02/2010;
Experimento prático do doa 22/02/2010.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A principal finalidade de um Ensaio Não Destrutivo por líquido penetrante é de uma forma simples, eficaz e barata de detectar descontinuidades abertas na superfície das peças, tais como trincas, poros, dobras, que não sejam visíveis a olho nu.
O ensaio consiste em aplicar uma camada de tinta pré determinada na extensão que será analisada. Através da propriedade de capilaridade dos poros, a tinta penetra em todas as trincas preenchendo o espaço vazio
Após a secagem da tinta, aplica-se um líquido revelador no qual revela todas as imperfeições da superfície analisada.
3. DESCRIÇÃO DO ENSAIO
3.1 Limpeza da superficie
A Limpeza da superfície serve para retirar todo e qualquer material que impeça a entrada do líquido penetrante na descontinuidade, como tintas, camadas protetoras, óxidos, areia, graxa, óleo, poeira ou qualquer outro tipo de material que impeça a realização do teste.
A limpeza na superfície da peça, pode ser uma limpeza mecânica, um jateamento, ou uma outra aplicação dependendo da norma a ser seguida.
3.2 Aplicação do líquido