Relatório de ensaio de tração
PAULO ROBERTO M. NUNES
THIAGO ZILI VIVAN
VITOR MODOLON FILETI
Deformação
Criciúma
11 de setembro de 2013
PAULO ROBERTO M. NUNES
THIAGO ZILI VIVAN
VITOR MODOLON FILETI
Deformação
trabalho apresentado ao curso de graduação em Engenharia Mecânica da faculdade SATC, como parte dos requisitos avaliativos da disciplina de Resistência dos Materiais 1.
Prof. José Luiz Salvador
Criciúma
11 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Dentro dos intuitos da aplicação de testes práticos para compreensão de ensaios e comportamento de forças aplicadas em corpos de prova, foram realizados ensaios práticos de tração em corpos de provas disponibilizados pelo orientador e professor.
ENSAIOS MECANICOS
Dentro da área mecânica há uma grande expansão de utilidades para a utilização de materiais metálicos, sendo estas em estruturas ou componentes de equipamentos industriais.
Grande parte dessas aplicações necessitam de materiais com características especificas, como: resistência a torção, tração, compressão. Para grande parte destes materiais são necessários a realização de ensaios podendo estes serem destrutivos ou não.
ENSAIO DE TRAÇÃO
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material.
A precisão de um ensaio de tração depende, evidentemente, da precisão dos aparelhos de medida que se dispõe. Com pequenas deformações, pode-se conseguir uma precisão maior na avaliação da tensão ao invés de detectar grandes variações de deformação, causando maior imprecisão da