Relatório de Eletrônica
Na maior parte das aplicações em eletrônica de potência, a entrada de energia tem a forma de uma tensão alternada senoidal em 60 Hz, proveniente da rede, que é convertida em tensão contínua para ser aplicada à carga. Isto é realizado através dos conversores CA-CC, também chamado de Retificadores. Dependendo do semicondutor utilizado, tiristor ou diodo, os retificadores podem ser controlados ou não controlados respectivamente.
Os retificadores a diodo são encontrados em muitas aplicações, em geral como estágio de entrada de fontes de potência, acionamento de máquinas, carregadores de baterias e outros. Neste caso a tensão de saída do retificador não pode ser controlada.
Em algumas aplicações, tais como: acionamento de máquinas CC, alguns acionamentos de máquinas CA, controle de temperatura e sistemas de transmissão em corrente contínua, o controle da tensão de saída se faz necessário. Nestas situações são utilizados retificadores controlados.
2. OBJETIVOS
Este relatório tem por objetivo:
Demonstrar de forma sucinta os resultados obtidos em aula prática de laboratório e complementar de forma elucidativa a teoria obtida a princípio na aula de Eletrônica Industrial com o professor Jair Moraes dos Santos;
Comprovar praticamente o comportamento do SCR, como elemento biestável, unidirecional;
Comprovar características de disparo por corrente no gatilho e efeito regenerativo e corrente num SCR.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
1 Módulo de Disparo e medição de ângulo – 8440;
1 Transformador 110/24 + 24 (de até 10 A) – Módulo 8840;
Lâmpada de 60 W/127 V – Módulo 8844;
SCR’s TIC 126 M ou similar – Módulo 8841;
1 Osciloscópio;
Cabos banana-banana, banana-jacaré para as ligações.
4. MÉTODOS E RESULTADOS
Antes de iniciarmos os experimentos é necessário atentar para algumas observações importantes:
Deve-se tomar cuidado na monitoração simultânea de dois canais. A maioria dos osciloscópios possui GND comum, portanto deve-se evitar colocar