Relatório de Eletronica
A energia elétrica, hoje disponível em grande quantidade graças às extensas redes de distribuição, apresenta-se sob a forma de Corrente Alternada Senoidal, em geral de220V ou 110V (valores eficazes) e freqüência de 50 ou 60 Hz. Esta pode ser utilizada diretamente para acionamento de motores, aquecimento resistivo e iluminação. Outras aplicações requerem corrente contínua como, por exemplo, os processos eletrolíticos industriais, o acionamento de motores de alto conjugado de partida (utilizados em tração elétrica controles industriais), carregadores de bateria e a alimentação de praticamente todos os circuitos eletrônicos. A obtenção de corrente contínua, a partir da corrente alternada disponível, é indispensável nos equipamentos eletrônicos. Estes, invariavelmente, possuem um ou mais circuitos chamados Fontes de Alimentação ou Fontes de Tensão, destinados a fornecer as polarizações necessárias ao funcionamento dos dispositivos eletrônicos. Aos circuitos ou sistemas destinados a transformar corrente alternada em contínua damos o nome genérico de Conversores C.A. - C.C. (ou em inglês, A.C. – D.C, alternate current – direct current).
Para obtenção de corrente contínua em pequena escala, como na alimentação de equipamentos eletrônicos, a conversão se faz por meio dos circuitos retificadores, que em muitos casos começam a substituir os conversores eletromecânicos (motor-gerador) até para elevadas potências, devido ao alto rendimento que apresentam.
Os circuitos retificadores são constituídos basicamente por diodos, que são componentes não lineares que permitem passagem de corrente quando ligados num sentido e a impedem quando ligados no sentido contrário. Num circuito retificador de meia onda, a corrente alternada, inicialmente fornecida por uma fonte de C.A, transforma-se em corrente continua, pois apenas um semi-ciclo da corrente passa pelo diodo, enquanto o outro não passa; isso dependerá de que forma o diodo está ligado no sistema.
2.