Relatório de eletricidade 2
1.1. Voltímetro / Multímetro Analógico
O voltímetro e um instrumento destinado à medição de tensões elétricas. Tensão elétrica e a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Como visto na teoria, a tensão pode ser continua, variável no tempo representada por uma função variável qualquer, ou ainda, alternada ou alternativa, quando o valor médio da tensão e nulo. Grosso modo, na pratica, as tensões são classificadas como tensões continuas ou tensões alternadas.
Em geral são utilizadas as siglas CC ou DC para se referir a tensões continuas, onde CC e a abreviação de corrente continua e DC e a abreviação da expressão inglesa "direct current". As siglas CA ou AC são utilizadas para se referir as tensões alternadas, onde CA e a abreviação de corrente alternada e AC e a abreviação da expressão inglesa "alternating current". Nesta experiência trabalharemos apenas com tensões continuas.
Para fazer a medição da diferença de potencial elétrico entre dois pontos, o voltímetro e conectado em paralelo com o trecho do circuito a ser medido. De acordo com a teoria, ao fazermos ligações em paralelo, a corrente se divide pelos ramos na proporção inversa dos valores das resistências de cada ramo, ou seja, quanto maior a resistência do ramo, menor a corrente. O voltímetro tem como característica uma resistência interna muito elevada e, desta maneira, um pequeno valor de corrente e drenado através dele. O voltímetro ideal e aquele que possui resistência interna infinita e, portanto, ao ser conectado em paralelo com o trecho do circuito a ser medido, a corrente desviada através dele e nula. Desta forma, nesta situação ideal, ele não interfere no circuito.
Para estas medições de tensão, existem diversos tipos de instrumentos e o mais comum e o voltímetro incorporado ao aparelho denominado multímetro. O instrumento que utilizaremos em nossa experiência e o multímetro analógico da marca Minipa ET 3021 da experiência anterior.
Para medições de