Relatório de Consultoria RH
O presente relatório aborda uma análise sobre a Consultoria Interna de Recursos Humanos que tem assumido papel importante nas áreas meio, como as atividades de cunho mais intelectual e de apoio à gestão.
1. INTRODUÇÃO
Quando o termo consultoria é empregado, tem-se a ideia de que sua utilização é recente, contudo a atividade de consultoria é desenvolvida há algum tempo e vem ganhando espaço tanto através de empresas que se constituem para esse fim, como por profissionais autônomos e na, ultima década do século passado, conquistou seu espaço nas empresas sendo desenvolvida internamente.
O processo de Consultoria Interna de RH proporciona uma série de vantagens para as empresas que dela se utilizam e visa a inovação e a introdução de melhorias através do levantamento das necessidades do público interno, da identificação de soluções e da sugestão de ações.
Este relatório identificará quais os benefícios e os trabalhos efetuados ao longo de 2012.
2. O PROCESSO DE CONSULTORIA
Segundo ORLIKAS1 (2001) a consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por um profissional muito qualificado e conhecedor do tema para um determinado cliente. Já na opinião de KUBR2 (1986), consultoria é o serviço prestado por pessoa ou grupo de pessoas independente e qualificadas para a identificação e investigação de problemas de forma a recomendar a ação adequada a proporcionar auxilio na implantação dessas recomendações.
Como visto, desenvolve, implanta e viabiliza um projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente, depois de ser realizado um diagnóstico para levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações.
Dessa forma, na empresa a consultoria foi desenvolvida por uma psicóloga com o apoio organizacional de uma coordenadora.
No campo da psicologia, foi identificado as necessidades de treinamento, aplica testes psicológicos, conduz