Relatório de circuitos eletricos
Disciplina: Princípios de Máquinas Elétricas
Professor: Euzébio
Turma: EPR3AN-ESA
1- INTRODUÇAO
Os resistores são componentes muito pequenos. Eles são construídos para apresentar um determinado valor de resistência elétrica. Os materiais mais usados na sua construção são o carbono, metais e ligas. Para ter os valores de sua resistência facilmente identificados usa-se de uma série de faixas coloridas no corpo do resistor. Os mais comuns são os de 4 cores com aproximadamente 5 a 10 % de tolerância.
Multímetro é um instrumento muito usado na parte eletrônica, pois serve para poder identificar alguns erros e defeitos de alguns aparelhos. Normalmente tem dois tipos o analógico que é mais delicado, por conta do seu ponteiro e pela sua calibração. Já o digital é considerado mais resistente e moderno, considerado mais fácil para se levar para vários lugares. O analógico mede-se: Tensão, sensibilidade, corrente, resistência, teste de fuga de transistores, decibel, teste de continuidade, teste de bateria e precisão básica. O Digital Mede-se: Tensão, Corrente, Teste linha vida, Auto desligamento, Teste de bateria dentre outros.
2- ROTEIRO
I. Conhecer os equipamentos do laboratório;
II. Montar o circuito em paralelo no protoboard;
III. Ajustar a fonte de alimentação para 12 Vcc;
IV. Medir a tensão e a corrente em cada resistor;
V. Calcular a corrente total e a resistência equivalente;
VI. Calcular a potência em cada resistor, tomando como base as tensões e correntes medidas
3- MATERIAIS UTILIZADOS
I. Resistores
II. Multímetro Digital
III. Fonte de tensão em Corrente Contínua
IV. Protoboard
4- EXPERIMENTOS
A) Foi montado o circuito em paralelo no protoboard, a fonte de alimentação ajustada para 12Vcc e iniciado as medições. Medimos a tensão dos resistores através do multímetro digital e efetuamos os cálculos para comparação.
Resistor 1
Tensão medida: 4,01V