relatório de cinética química
Podemos observar que algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente. Nem toda reação química acontece no mesmo tempo. Umas demoram horas, dias, anos. Outras levam uma fração de segundo para ocorrer.
As reações químicas ocorrem em velocidades diferentes, como por exemplo o processo de digestão dos alimentos que leva algumas horas e uma explosão que é instantânea. A cinética química é uma área da Química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que alteram esta velocidade (RUSSEL, John Blair. Química Geral. 2ed. São Paulo, Makron Books, v. 1 e 2, 1994 e 2005.)
2 OBJETIVOS
O objetivo desta prática é:
Simular o efeito da temperatura e da concentração sobre a velocidade de uma reação.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando se estua a velocidade de uma reação, é interessante saber a rapidez com que um reagente é consumido (taxa de consumo) ou com que um produto é formado (taxa de formação), ou seja, as variações das quantidades os reagentes ou dos produtos em determinado intervalo de tempo. Como a velocidade pode variar ao longo da ocorrência da reação, se trabalha com velocidade média.
Velocidade Média:
É o quociente entre a variação das quantidades dos reagentes ou dos produtos e o intervalo de tempo no qual essa variação ocorreu. A velocidade média é expressada por:
Vm = ou Vm =
3.1 FATORES QUE INFLUENCIAM NA RAPIDEZ DAS REAÇÕES
- temperatura
- superfície de contato
- pressão
- concentração
- presença de luz
- catalisador
- inibidores
Temperatura
A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas e portanto a velocidade da reação