relatório de caramelização
Elizete
Quézia
Wellington
Relatório
Porto Seguro
2012
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia - Campus Porto Seguro
Elizete C. dos Santos
Quézia Sacramento
Wellington Freitas
Aula prática: Caramelização
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Química de alimentos, no segundo módulo do curso Técnico em Alimentos. Por orientação do Professor Marcello Fernandes.
Porto Seguro
2012
Introdução
Esta prática objetivou observar a influência de meio alcalino e ácido no desenvolvimento da caramelização. A caramelização, nada mais é do que o resultado de uma reação, um escurecimento que ocorre durante o aquecimento de carboidratos; açúcares e xaropes de açucares.
Foram preparadas três soluções; Solução ácida, solução alcalina e solução neutra.
Através deste você verá que há uma variação de cor entre as substâncias que contém solução ácida, solução alcalina e solução neutra, perceberá que também há uma variação no tempo que cada solução leva para caramelizar.
Procedimento experimental
Material utilizado:
3 Béqueres de 150 ml
1 Proveta de 100 ml
1 Espátula
1 Bastão de vidro
Piceta com água didática
Bico de Bunsen com tripé e tela
Balança analítica
Procedimento:
Pesar três porções de 10g de sacarose em béqueres de 150 ml;
Com o auxilio de uma espátula pesou-se em um béquer de 150 ml 10, 003g de sacarose numa balança analítica. Em outro béquer foi feito o mesmo procedimento pesando se 10, 037g de sacarose, o mesmo foi feito no 3º béquer pesando se 10, 022g.
Adicionar respectivamente em cada béquer soluções diferentes;
Mediu-se numa proveta 20 ml de solução ácida (HCl) e adicionou-se ao 1º béquer, agitou-se a solução com o auxílio de um bastão de vidro até que a sacarose se dissolvesse totalmente na solução de