Relatório de campo na região das cachoeiras de taquaruçu em palmas-to - geologia geral
Mariane de Faria
GEOLOGIA GERAL
PALMAS-TO
2010
[pic]
Mariane de Faria
Relatório de Campo
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Geologia Geral da turma 3709, turno noturno do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP∕ULBRA, sob orientação do professor Sanclever.
PALMAS-TO
2010
1. Introdução
A região central do Estado Tocantins, compreendendo a capital Palmas, possui o clima quente durante todo o ano. A distribuição sazonal das precipitações pluviais está bem caracterizada acusando, no ano, dois períodos bem definidos: a estação chuvosa e a estação seca. O relevo está caracterizado pelas Serras do Carmo e do Lajeado, que constituem um relevo basicamente escarposo, sendo que a cidade se mantêm em uma 'planície' entre a Serra e o lago represado. Dentre os principais rios e ribeirões de Palmas, destacam-se o rio Tocantins (principal), e ribeirões das Pedras, Taquaruçu, Córrego Macaco e Taquaruçu Grande. Taquaruçu é conhecida como a região serrana de Palmas, pela riqueza de sua vegetação e clima ameno. Das encostas das serras caem cachoeiras formando os vários córregos e ribeirões. Tudo isso a 32km de Palmas, com estradas pavimentadas e boa infra-estrutura. A vegetação da região da Sub-bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande é formada por duas classes. A primeira é a savana arbórea aberta sem floresta de galeria, a segunda é a Savana arbórea aberta com floresta de galeria. As cachoeiras de Taquaruçu são grandes atrativos turísticos para a Região. São 70m de queda d’água, formando um poço ideal para o banho. Compreende a Formação Pimenteiras na Bacia Sedimentar do Parnaíba.
1. Objetivos
Reconhecer os principais tipos de rochas que ocorrem no local das Cachoeiras da Região de Taquaruçu, verificar alguns contatos geológicos, observar e descrever suas