relatório de biologia
INTRODUÇÃO
A membrana plasmática pode ser definida como a estrutura que delimita todas as células vivas, proporcionando ligações entre o meio intracelular, o citoplasma, e o meio extra celular. Sendo responsável pela seletividade das substâncias que poderão entrar ou sair da célula. Em células vegetais além da membrana em uma camada mais externa existe uma parede celular que proporciona mais proteção à célula.
O vacúolo ocupa a maior parte do volume do citoplasma e é responsável pela regulação das trocas osmóticas entre a célula (membrana plasmática semipermeável) e o ambiente que a circunda. No dia 16/11/2013 foi realizada no laboratório da UFC a segunda aula prática de laboratório na disciplina de biologia, sendo os objetivos dessa aula: Interpretar os resultados experimentais observados com relação ao trânsito de substâncias através da membrana plasmática.
Para esta prática foi utilizado a planta popularmente conhecida como planta ostra (Rhoeo discolor), é uma espécie de clima tropical, possui folhagem grossa com caules volumosos onde novos brotos se desenvolvem, esta planta se adapta a muitos tipos diferentes de solo e, em algumas ocasiões, na natureza, ela cresce em troncos de palmeiras, sem a necessidade de terra para se sustentar. 3
2.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para esta prática foram:
Folha de planta de ostra;
Lâmina;
Lamínula;
Papel filtro;
Microscópio na objetiva de 40 vezes;
Água destilada;
Solução salina (NaCl 5%).
O primeiro procedimento consistia em retirar uma pequena camada da epiderme da região abaxial (roxa) da folha, colocar no centro da lâmina, acrescentar algumas gotas de água destilada e cobrir com a lamínula, levar ao microscópio e registrar o que foi observado.
O segundo procedimento utilizou-se a mesma camada de epiderme que fora utilizada anteriormente, só que com algumas mudanças. Com a ajuda do papel filtro toda agua