Relatório de Avaliação - resumo
Os registros de avaliação refletem a imagem da ação desenvolvida pelo professor, ou seja, o trabalho realizado juntos aos alunos.
Os registros de acompanhamento dos alunos só podia concluir ao final do processo, pois se o professor fizer apenas os registros das notas dos alunos nos trabalhos, ele não saberá descrever quais foram as dificuldades que cada aluno apresentou, o que ele fez para auxiliá-lo a compreender aquele aspecto.
Dessa forma, o professor que só faz anotações dos alunos em termos de sua conduta, não poderá descrever outros aspectos do seu desenvolvimento.
Iniciando o seu processo de alfabetização, subdividido-se, ainda, em disciplinas: português, matemática, estudos sociais e outras. O registro é importante porque ele ajuda o professor avaliar o aluno o brimestre todo, talvez o professor tenha esquecido de algo feito em sala, mas se ele registrar no final, tudo será lembrado.
O privilégio a questões atitudinais na prática tradicional
Os professores prestam mais atenção nos alunos, e depois fazem registros que consideram coisas mais importantes. Ao final do mês, eles trabalham com os colegas sobre elas, podendo fazer uma análise.
Através da análise, podem perceber a totalidade de aspectos atitudinais.
Elaborando relatórios de acompanhamento
Não se inicia um trabalho pela simples mudança de notas e conceitos para a elaboração de relatórios, pois retratam um trabalho de acompanhamento desenvolvido pelo professor ao longo do processo, uma ação avaliativa mediadora que parte da observação à feflexão teórica.
Os elementos que enriquecem os registros, são anotações permanentes, registros diários.
Os relatórios de avaliação devem expressar avanços, conquistas e descobertas dos alunos, pois em todos os níveis de ensino esse acompanhamento exige o aprofundamento do professor em duas dimensões: teorias de conhecimento e domínio das disciplinas específicas.