Relatório de Avaliação de Software de IMC
Introdução
Esse trabalho aborda a avaliação dos resultados dos testes obtidos a partir da análise do sistema de cálculo de IMC, que poderá ser implantado numa clínica estética. O objetivo é verificar os quesitos relacionados de qualidade, usabilidade, funcionalidade do sistema para então concluir se o sistema realmente vai ser utilizado no portal da clínica.
Realização de Testes
Teste de Verificação de Mensagem
Objetivo: Analisar a correspondência e qualidade das mensagens apresentadas ao usuário.
1º Caso:
2º Caso: A mensagem que aparece não é coerente com a que foi estabelecida pela clínica.
Nesse caso a mensagem deveria ser "Você está acima do peso recomendado. Cuidado!"
Teste dos Índices de Peso (abaixo, ideal, acima e obeso)
Objetivo: Testar o cálculo do IMC feito pelo programa e comparar com o que foi estabelecido pela clínica
Como pode-se perceber a fórmula usada para calcular o IMC do homem e da mulher são iguais, porem os índices de peso não são os mesmos. A clínica não pediu para que diferenciasse os índices entre homens e mulheres. Podemos perceber também que pelo o programa não existe o critério "acima do peso", tendo base nos critérios estabelecidos pela clínica, um IMC de 25 a 30 séria acima do peso, mas o programa já acusa como obeso.
Teste de Qualidade da Aplicação
Como a imagem acima pode mostrar, existem diversos erros gramaticais nas mensagens que aparecem. As imagens dos personagens que aparecem não usufruem do bom senso e podem constranger os clientes que usarão a aplicação.
Conclusão
Com base nos testes pode-se concluir que a aplicação não está adequada para o portal da clínica, uma vez que sua qualidade está muito ruim e não segue os critérios estabelecidos pela clínica anteriormente