Relatório de Autoclavação
Foram examinadas nas aulas práticas do dia 25/2 e 27/2 placas de meio de cultura e sua composição. Já que cada tipo de bactéria necessita de um meio específico para ser cultivada. Esses meios devem conter composições básicas para que a multiplicação e o desenvolvimento da bactéria seja ocorrido com êxito como por exemplo o ph, pressão, temperatura,etc. Esses meios que proporcionam o cultivo bacteriano são classificados em: meios simples, meios seletivos,meios diferenciais e meios enriquecidos.
Nessa aula foram coletados pelos alunos amostras de bactérias presentes nas regiões orofaringianas, nasofaringianas,amostras de maçanetas,banheiros,e bebedouros com o objetivo das mesmas após 48 horas serem contadas e analisadas pelos alunos nas placa de petri. E essa análise foi feita olhando cada aspecto separadamente cores,formas e tamanhos.
Contagem
Março de 2014
INTRODUÇÃO
O teste de Ubiquidade bacteriana é uma técnica usado na microbiologia para avaliar se há um possível crescimento microbiano em um determinado lugar seja ela de origem bacteriana ou fúngica.A bactéria é encontrada em diversos tipos de ambiente e existem muitas razões para essa diversidade de adaptação e com isso é necessário fazer vários tipos de pesquisas em cada uma delas e após serem cultivadas é possível descobrir varias características delas como o meio de reprodução ,morfologia,entre outras. Para comprovar a existência desses microrganismos é necessário isolá-los em placas que tenham o meio nutritivo para seu crescimento e desenvolvimento. Na aula em destaque foram usados dois tipos desses meios o Ágar CLED para a análise das bactérias e fungos da turma inteira e Ágar Cromogênico para o trio de alunos. O principal objetivo da aula foi cultivar e analisar os vários tipos microrganismos que podemos encontrar em vários locais fazendo-os multiplicar com os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e com isso facilitando o estudo de suas características .