Relatório de Aula prática de Obtenção de sabão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
CURSO: AGRONOMIA
AULA PRÁTICA 11: Obtenção de Sabão.
DISCENTES:
MOSSORÓ
2013
1-Assunto
Nesta aula iremos obter uma substância (sabões) que são fabricadas a partir da reação de saponificação com triacilgliceróis.
2- Objetivos:
2.1 Objetivos gerais: -Obtenção de Sabão
2.2 Objetivos específicos:
-Reação de Saponificação (Obtenção de Sabão);
-Propriedades e aplicações dos Tensoativos;
3-Introdução
Sabões são sais de sódio ou potássio tensoativos, obtidos a partir da reação de saponificação com triacilgliceróis (óleos e gorduras), em outras palavras um éster e uma base inorgânica ou um sal básico.
Na atualidade é grave o nível de poluição com resíduos, porém em alguns locais ou unidades de ensino trabalha-se com sabões caseiros onde se utiliza óleo que seria desprezado. Esta prática de produção de sabão não é de custos baratos, mas são de grande importância para diminuir a poluição do meio ambiente.
Existem sabões de vários PH, todos básicos, com exceção do sabão neutro que apresenta PH 7. Nesta prática iremos aprender a fazer um sabão, que por conta da base inorgânica ser muito forte deverá apresentar um PH de aproximadamente 14.
4- Fundamentação Teórica: - Saponificação: Na fabricação de sabão ocorre uma reação química que ocorre entre um éster e uma base inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool. Quando se utiliza um éster derivado de um ácido graxo em reações desse tipo, produz-se o sabão. A principal fonte de ácido graxos são as gorduras e óleos, suas hidrólises alcalinas são os principais processos aplicados à produção de sais de ácidos graxos, popularmente conhecidos como sabões.