Relatório de aula prática de aracnídeos
Sendo considerado o maior filo de todo o reino animal, o filo Arthropoda compreende mais de 1 milhão de espécies, subdivididas em cinco classes (insetos, crustáceos, quilópodos, diplópodos e quelicerados) que receberam esses nomes em função de suas características externas. No geral, os artrópodes possuem metâmeros especializados, apêndices articulados, exoesqueleto de quitina-proteína, locomoção por contração muscular, crescem por ecdise, sistema circulatório hemocele, órgãos sensoriais, dióicos, tubo digestório especializado e cérebro subdividido em protocérebro, deutocérebro e tritocérebro.
Uma das três linhagens evolutivas dos artrópodes vivos, o subfilo Chelicerata é dividido em três classes: Merostomata, Pycnogonida e Arachnida. Possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdomen, um par de quelíceras, um par de pedipalpos, quatro par de pernas e não possuem antenas. Contém espécies marinhas, mas a maioria é terrestre.
A classe Arachnida constitui a maior e a mais importante das classes, onde estão incluídas as aranhas (ordem Araneae), os escorpoões (ordem Scorpiones), os ácaros (Acari) e os carrapatos (Acari). No geral, possuem picutícula, pulmões laminares ou traquéias, apêndices adaptados, glândulas de veneno e glândulas de seda, ausência de antenas e mandíbulas.
A ordem Araneae possui aproximadamente 32.000 espécies. Variam de 0,5mm a 9cm de comprimento. Seu corpo é dividido em prossoma e opistossoma e seu cérebro é dividido somente em duas partes protocérebro (ligado aos nervos óticos e à visão) e o tritocérebro (ligado aos nervos dos lábios, trato digestivo e quelíceras). Possuem 4 pares de olhos simples, pulmões laminares e traqueal, um par de quelíceras (constituidas por uma presa e uma peça basal), um par de pedipalpos (nas fêmeas são curtos e em forma de pernas e nos machos modificaram-se como orgãos copuladores e possuem uma garra) e quatro pares de pernas. O opistossoma globoso não é segmentado e se conecta ao prossoma através do