relatório de ATACC
No início do século XIX, a cidade de Óbidos recebeu um comando militar, fato comum a todas as vilas do baixo amazonas, porém a casa do Conselho, onde deveriam se reunir, assim como a prisão, estava em ruínas. Em 1923 um ofício da Câmara da junta governativa de Belém fazia alusão a produção de cacau da vila, por cujos dízimos, pagos aos cofres nacionais seria plenamente justificado a ajuda do governo para a construção de prédios e serviços necessários.
Logo após a independência, a região viveu dias agitados e Óbidos mobilizou-se repetidas vezes para manter a ordem nos incidentes em que se confrontavam os nativos e o reino. Estes incidentes, que se estenderam por vários anos, não favoreceram o desenvolvimento da vila, que continuava sem câmara, cadeia, escolas e com a obra da nova matriz em lento andamento. Apesar disso as obras tinham pouco desenvolvimento agora por problemas administrativos, hora por falta de materiais.
Como em todos os inícios das cidades, Óbidos passou por vários processos até chegar à forma que se encontra hoje. Etapas que mostram o porquê das características atuais, assim como a construção da cultura local.
Este trabalho apresenta o contexto histórico do município de Óbidos, assim como os momentos que esta passou, e que foram fundamentais para o desenvolvimento da mesma.
Mas não se restringe apenas ao contexto histórico, pois se mostra também as características culturais peculiares e em comum às demais cidades ribeirinhas. Destaca-se também a economia, a organização política e social, educação, saúde e os principais problemas do município.
O levantamento do perfil do município de Óbidos proporcionou uma visão geral da situação do mesmo, assim como conhecer um pouco mais sobre a história do referido município, conhecimento esse que é importante para a docência, visto que o processo de socialização do saber deve ser interdisciplinar, mostrando assim as várias ramificações do mesmo. Contudo, vale ressaltar que a visão