Relatório de apicultura
Nome:
Curso:
Disciplina:
Profª
Setor: Centro de Estudos Apícolas (CEA)
Resumo
Foram realizadas visitas ao apiário para entender como as abelhas podruzem o mel e como ele é extraído para ser processado; à casa de cera onde são manipulados outros produtos apícolas; e ao laboratório de estudos de produtos apícolas, que testa a qualidade dos produtos comercializados por apicultores da região.
1. Introdução
O CEA-UNITAU investe na área do Agronegócio Apícola, comercializando o mel que é fabricado nesse setor, servindo de importante ferramenta na profissionalização da apicultura brasileira.
O laboratório visa o controle de qualidade dos produtos apícolas, para assegurar ao consumidor um produto livre dos inúmeros processos de adulteração. Também realiza estudos da Cadeia Produtiva do Pólen Apícola Brasileiro contribuindo com dados da produção, qualidade físico-química do pólen comercial, resultando em sua valorização no mercado atual.
2. Atividades desenvolvidas
Período de Execução: As visitas ao setor foram realizadas nos dias 30/03 e 06/04 do ano de 2011.
2.1. Apiário
O apiário é um local onde ficam as colméias, esse local deve ser preferivelmente seco, com iluminação solar, de fácil acesso, com uma distância segura de residências, pessoas e animais para o confinamento das abelhas.
Colméia é o nome dado a caixa onde habitam as abelhas, essas caixas devem estar em posições estratégicas: ligeiramente voltadas para o poente, o lado nascente geralmente deve bater no lado direito da caixa e devem ter uma distância de 10m uma da outra, para que o manejo em uma colméia não interfira no trabalho de outra; elas também possuem dimensões padrões, a caixa mais utilizada é a do modelo “Langstroth” – que é o nome do idealizador - esse modelo tem as seguintes medidas: 40 cm de altura x 45 cm de largura x 60 cm de comprimento. O criador dessas medidas desenvolveu sua colméia com o que chamamos hoje de “espaço abelha”, que é o menor espaço