Relatório de análise instrumental - determinação de mn e cr em uma mistura e espectrofotometria diferencial com soluções concentradas.
2. INTRODUÇÃO.
3.1. Análise espectrométrica de misturas.
Um feixe de luz direcionado para uma amostra pode ser refletido, absorvido, espalhado ou transmitido. O princípio de espectrofotometria é deixar incidir luz em uma molécula, e detectar como a molécula afeta a luz, A espectrofotometria consiste no método de análise óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ou emissão de radiação eletromagnética por muitas moléculas, quando os seus elétrons se movimentam entre níveis energéticos, permitindo comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, com uma quantidade conhecida da mesma substância. A absorção da luz depende de dois princípios, o primeiro é que a absorção será tanto maior quanto mais concentrada for à solução por ela atravessada, e o segundo princípio baseia-se no fato de que a absorção da luz é tanto maior quanto maior for à distância percorrida pelo feixe luminoso através das amostras. Estes princípios são unidos por meio da lei de Lambert Beer. A espectrofotometria permite-nos, como no caso da prática, identificar níveis de Cr e Mn em soluções padrão de K2Cr2O7 e KMnO4 e fazer a análise do Nitrato de Cobalto por meio da espectrofotometria diferencial com soluções concentradas. Nesse caso usa-se a colorimetria, pois, em soluções muito concentradas ou muito diluídas, usando procedimentos comuns para a análise espectrofotométrica, é mais difícil adquirir exatidão e precisão. Isso ocorre pelo fato de que os extremos do sistema de referência estão muito próximos da transmitância da solução estudada.
3.2. Espectrometria diferencial.
Quando se emprega procedimentos comuns para a análise espectrofotométrica frequentemente é difícil conseguir precisão e exatidão quando as