Relatório de Alinhamento
Começamos pelo nivelamento, considerando esse processo de grande importância, por Isso devemos deixar os dois motores os mais planos possíveis, observando a centralização, pois a mesma serve de fixação para os equipamentos.
Com auxilio dos dispositivos de deslocamento (macaquinho) em posição estratégica na base de assentamento servem para permitir maior precisão de deslocamento horizontal.
Observação: O alinhamento devera ser realizado, preferencialmente, sem os parafusos de fechamento do acoplamento. Para que se realize a correção do alinhamento, com rapidez e qualidade é recomendável que seja executado na seguinte pratica.
Correção do angular vertical
Correção do paralelo vertical
Correção do angular horizontal
Correção do paralelo horizontal
Para o alinhamento angular, usamos o relógio comparador como instrumento de medição indireta, certificando que a base do relógio comparador esteja firmemente posicionada após ter instalado, giramos até zera lo, em seguida giramos os dos eixos, simultaneamente, é lemos as medidas nos pontos 0º, 90º, 180º e 270º, registramos todas as medidas.
Motor A 0º 0,28mm
270º 90º
180º 0
Analisando os registros, encontrados na variação do relógio comparador e comparando com a tabela para saber a tolerância permitida para um acoplamento de 82mm que é de 0,13mm jogamos na seguinte formula para usarmos as medidas dos calços adequados. Onde que: H= é altura do calço H= X.L