Relatório da Visita à Comunidade Ponte Alta, Santarém-Pará
CAMPUS DE SANTARÉM
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CAROLINA STEFANI RODRIGUES DA ROCHA
RELATÓRIO DA ATIVIDADE REALIZADA NA COMUNIDADE PONTE ALTA
SANTARÉM
2014
No dia 06/01/2014, o Prof. M. Sc. Raimundo Sátiro dos Santos Ramos levou os alunos da turma de agropecuária subsequente 2013.2 para uma aula prática de Amostragem de Solo na fazenda Santa Maria localizada na comunidade de Ponte Alta – Eixo Forte, pertencente a Adilson Lira Pinto. Antes da prática, o professor deu algumas instruções, citou que o proprietário queria aproveitar a área para plantio de melancia e em seguida os alunos se dirigiram para o local da coleta.
A primeira instrução era para que antes de colocar o trado no solo e perfurar, tinha que ser feita uma raspagem superficial para se tirar qualquer elemento que pudesse interferir no resultado da amostragem. Em seguida, ele falou o tipo de trado que iriam usar, que era o holandês devido a sua facilidade de remover o solo. Disse também da importância de se usar um balde de plástico devido não ocorrer à contaminação da amostra. Ele explicou da cautela que os alunos teriam que ter ao fazer a amostragem, pois a área havia sido queimada. Os materiais usados foram um trado holandês, uma enxada e um balde de plástico.
Depois de exposta as informações, todos foram em direção a área. O solo da mesma é arenoso, o que facilitou a penetração do trado. Assim que o trado era colocado no solo à profundidade de 0-20 centímetros, ele tinha que ser removido com calma para não desperdiçar a amostra. Com um material não metálico se retirava o excesso e o que sobrava colocava no balde.
Devido a área não ser extensa, contendo aproximadamente um hectare, os alunos fizeram no total de 20 amostras simples em zigue-zague. No final da coleta, as amostras foram misturadas no balde e dali retirou-se apenas 500 miligramas que foram colocadas em um saco