Relatório da visita ao museu nacional da enfermagem anna nery
A nossa visita de estudo sobre o Munean teve inicio ás 09h30min. O guia fez uma breve introdução sobre o edifício. O Munean estar localizado na Rua João de Deus, nº 05, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, fundado em 20/05/10. Está situado numa edificação do século XIX, protegida por tombamento nacional. Seu espaço é dividido em quatro pavimentos, o primeiro conta com um café, recepção, sanitário e um apoio. Nos demais andares estão um espaço multifuncional, uma biblioteca, duas salas de exposição, depósitos e gerência administrativa e musicológica. uma edificação histórica, tombada pelo IPHAN, é um espaço dedicado à preservação, pesquisa e comunicação da historia da enfermagem brasileira. O museu trás a historia dos profissionais de enfermagem buscando valorizar a profissão e homenagear sua trajetória e personalidades marcantes.
É feito uma visitação a exposição de longa duração que contem painéis e recursos interativos, onde o visitante pode usufruir de atividades culturais e educativas que ocorrem no espaço multifuncional podendo também consultar a historia da enfermagem através da biblioteca informatizada especializada.
No seu acervo apesar de conter instrumentos relacionados a pratica profissional ,ele não se fixa apenas em historia de procedimentos técnicos, mas sim a pratica do cuidado com enfermo, as influencias culturais, sociais, econômicas e religiosas que afetaram em algum momento a historia da enfermagem e da formação do profissional .Além de conter mural informativo com datas e marcos históricos, fotografias e condecorações. O museu também tem uma campanha permanente para arrecadação de doações para o acervo.
ANNA NERY: nascida na cidade de Cachoeira, em 1814, Anna Justina Ferreira Nery foi patrona da enfermagem no Brasil. Ela teve uma participação heroica no cuidado de feridos e doentes da Guerra do Paraguai. Prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto,