Relatório da educação infantil
A forma especial de o surdo ver, perceber, estabelecer relações e valores deve ser usada na educação dos surdos, integrada na sua educação em conjunto com os valores culturais da sociedade ouvinte, que em seu todo vão formar sua sociedade.
Para os surdos, ter uma cultura é viver em igualdade, é ter um estilo de vida diferente em alguns aspectos. Existe uma cultura surda em um país de ouvintes assim como o nosso
A cultura é algo muito mutável, pois, apesar de ser histórica, pode sofrer alterações em decorrência do contato com outra cultura. Assim, quando começamos a olhar as ações de um determinado grupo de pessoas e atribuímos certo valor a essas atitudes, elas passam a fazer sentido para nós e, então, é bem provável que queiramos compartilhá-las.
Assim, poderemos nos perguntar: Em que consiste a cultura surda?
Ora, a cultura surda nada mais é do que a composição de todos os elementos do “conjunto complexo” em uma versão visual! Ou seja, o conhecimento do surdo se dá com base no que ele pode ver, sua língua se expressa no espaço e se lê com os olhos, a arte e a poesia do surdo são feitas de diferentes movimentos de mãos, assim como seus costumes e hábitos se estabelecem por meio do que viram e se constroem nas relações mantidas com outros surdos.
Assim, no entorno das comunidades surdas, está instalada sua respectiva cultura. Nesse espaço, tem-se o costume de abordar a temática da representação da surdez pelo viés do passado e do futuro. Quer dizer, fala-se sobre a história do surdo de modo a comentar as represálias que sofreram no oralismo e a refletir sobre as possibilidades de futuro para esse grupo.
A cultura surda possui um valor inestimável! Para que o