Relatório da aula prática de química experimental nº 11: análise volumétrica
É denominado padronização, o procedimento químico utilizado para determinar experimentalmente, a concentração exata de uma solução química.
A técnica experimental utilizada é a titulometria.Trata-se de uma técnica da química analítica quantitativa que tem como objetivo determinar a concentração de um analíto em solução.
Esta técnica baseia-se na reação química entre o analíto e o titulante.Chamamos de titulante, a solução cuja concentração é conhecida. A solução que pretende-se conhecer a concentração é chamado de titulado.
A técnica da titulometria, baseia-se na obtenção de um sinal analítico, no caso, a obtenção do volume de titulante necessário para consumir, por reação química, o titulado. Quando o sinal analítico envolve a obtenção de volume a titulometria passa a ser denominada volumetria. Durante esse processo, o titulante é adicionado de forma controlada. Sob o analíto no exato momento em q ele foi totalmente consumido pelo titulante,chegamos ao ponto final da titulação.
OBJETIVO
Preparar uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH). Logo em seguida, determinar a concentração exata da solução preparada utilizando a técnica de titulação.
PROCEDIMENTOS:
B Preparo de solução padrão de Biftalato de Potássio (KHC8H4O4).
Primeiro foi pesado 2.101g de Biftalato de Potássio em um béquer de 50 mL, e foi anotado exatamente o peso observado na balança. Posteriormente foi dissolvido o Biftalato de Potássio ainda no béquer e transferido para um balão volumétrico de 100 mL. Foi completado, cuidadosamente, o volume para 100 mL até a marca de aferição, o balão foi fechado, e agitado vigorosamente para homogeneizar a solução. Em seguida foi calculada a concentração em mol da solução. Foi reservado essa solução para a padronização da solução de NaOH.
B Padronização da solução de Hidróxido de sódio (NaOH).
Com o auxílio de uma pipeta volumétrica, foi pipetado 10 mL da solução de Biftalato de Potássio e transferido para um