Relatório corrosão
➢ Introdução
A corrosão é a oxidação indesejada de um metal. Ela diminui a vida útil de produtos de aço, como pontes e automóveis, e a substituição do metal corroído custa bilhões de dólares por ano. A corrosão é um processo eletroquímico e a série eletroquímica nos dá uma indicação do porquê a corrosão ocorre e como ela pode ser impedida. O principal responsável pela corrosão é a água. Uma meia-reação que deve-se ser levada em conta é :
2H2O(l) + 2e- → H2(g) + 2OH-(aq) E° = -0,83 V
Quando o Ferro está no meio ambiente é exposto ao ar úmido, isto é, na presença de oxigênio e água, a meia reação é:
O2(g) + 4H+(aq) + 4e- → 2H2O(l) E° = +1,23V
Uma gota de água na superfície do ferro pode agir como eletrólito da corrosão em uma pequena célula eletroquímica. Nas bordas da gota, o oxigênio dissolvido oxida o ferro. O processo global é:
2Fe(s) + O2(g) + 4H+(aq) → 2Fe2+(aq) + 2H2O(l)
Os elétrons retirados do metal pela oxidação podem ser substituídos por elétrons de outra parte do metal condutor, em particular, pelo ferro que está coberto pela região pobre em oxigênio do centro da gota. Os átomos de ferro que estão nessa posição perdem seus eletros para formar os íons Fe2+ e dissolvem na água vizinha. Esse processo leva à formação de minúsculos buracos na superfície. Os íons Fe2+ são, depois, oxidados a Fe3+ pelo oxigênio dissolvido.
2Fe2+(aq) → 2Fe3+(aq) + 2e-
½ O2(g) + 2H+(aq) + 2 e- → H2O(l)
Geral: 2Fe2+(aq) + ½ O2(g) + 2H+(aq) → 2Fe3+(aq) + H2O(l)
Esse íons se precipitam como óxido de ferro III hidratado, Fe2O3.H2O, a substância marrom conhecida como ferrugem. A forma mais simples de impedir a corrosão, é pintar superfície do metal para protegê-la da exposição ao ar e à água. Um método mais eficaz é galvanizar o metal, isto é, cobri-lo com um filme compacto de zinco. O zinco fica abaixo do ferro