Relatório constante de reçao
Essa prática tem como objetivo encontrar os valores de constante de velocidade de reação, fator de frequência e energia de ativação para reação de descoloração da violeta genciana com hidróxido de sódio, a reação é de segunda ordem, porém para a prática ela foi transformada em pseudo primeira ordem. Os valores de constante de velocidade de reação foram calculados para temperaturas de 30,35,40 e 45ºC, sendo encontrado os valores de 5,825; 11,4725; 11,75; 27,7857min-1 respectivamente. O valor de fator de frequência encontrado foi de 6,0271.1013 min-1 e a energia de ativação encontrada foi de 75436 J/mol.
2) Introdução.
2.1)Reações de primeira ordem
A velocidade de consumo de A,-ra, depende da temperatura e da composição. Para muitas reações, essa velocidade pode ser expressa através do produto de uma constante de reação ka e uma função das concentrações (atividades) das várias espécies envolvidas na reação. A dependência da velocidade de reação com as concentrações das espécies presentes é quase sem nenhuma exceção determinada por observações experimentais. Uma das formas gerais mais comuns dessa dependência é o modelo de lei de potência. Nesse caso, a lei de velocidade é o produto das concentrações das espécies individuais, cada uma delas elevada a uma potência. A ordem da reação refere-se às potências às quais as concentrações são elevadas. Para uma reação de primeira ordem temos:
-ra=ka.Ca
2.1) Reações de pseudo-primeira ordem
É importante lembrar que as leis de velocidade são determinadas por observaçãoexperimental. Imagine uma reação que tenha uma equação de velocidade que é função da concentração de várias substâncias. Quando esta reação química for realizada numa condição onde todas as concentrações iniciais, exceto uma , são suficientemente altas, o que ocorre é que a concentração baixa de um dos reagentes faz com que as concentrações dos demais reagentes permaneçam praticamente constantes durante a reação. Como apenas uma das