Relatório: comparação múltipla
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
CAMPUS DE POMBAL
DISCILPLINA: Análise Sensorial
PROFESSORA: Maíra Felinto
RELATÓRIO: COMPARAÇÃO MÚLTIPLA
RELATÓRIO Nº: 03
ALUNOS: FÁBIO
FLÁVIA SIMONE SERGINA FERREIRA
Pombal/PB
Setembro de 2011.
1. INTRODUÇÃO
A análise sensorial constitui uma importante ferramenta para diferenciar alterações de processo e matéria-prima durante a elaboração de alimentos, e formas de acondicionamento, principalmente por meio de testes discriminativos, a exemplo da comparação múltipla que permite avaliar a diferença entre duas amostras com relação a um atributo específico, em relação a uma amostra padrão.
O teste de comparação múltipla é um teste discriminativo que permite verificar se existe diferença entre uma amostra controle e uma ou mais amostras teste e estimar o grau de diferença. Entretanto, as amostras não são comparadas entre si e avaliadas com relação a um padrão. Esse teste apresenta grande utilidade quando o grau de diferença afeta a decisão necessária ao objetivo do teste, tais como em situações de controle de qualidade e estudos de estocagem. Ademais, é um teste, geralmente, direcionado à avaliação de um único atributo, não sendo indicado para diferenças globais.
O refrigerante tipo cola da marca “X” é o refrigerante mais comercializado no mundo, sendo composto de água, açúcar, concentrados, acidulante, antioxidante, conservante, edulcorante e dióxido de carbono. No Brasil é distribuído em embalagens, mais comuns são: de vidro de 290 mL, 1 Litro e 1,25 L; garrafas Pet de 600 mL; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5 e 3,0 L; em latas de alumínio de 350 mL e copos Post Mix de 300, 500 e 700 mL.
2. OBJETIVO
O presente trabalho teve como objetivo avaliara a influência do tipo de embalagem da no sabor do refrigerante tipo cola, marca “X”.
3. METODOLOGIA
O teste foi realizado utilizando refrigerante tipo cola em garrafa Pet de 2 l (amostra padrão); lata de