Relatório cinética química
ENGENHARIA QUÍMICA
CINÉTICA QUÍMICA
Aula 14
LUCAS ANDRÉ IGNACIO LANGSCH
ANDRÉ FELIPE DA ROSA
JÉSSICA
PROFESSORA ADRIANA
Química Experimental
Joinville – SC
14/11/2012
1.OBJETIVOS
Este experimento tem como objetivo avaliar a influência da temperatura e da concentração dos reagentes na velocidade da reação química entre ácido sulfúrico e tiossulfato de sódio.
Além de tal, a experiência deve nos permitir e ensinar à: * Identificar o desenvolvimento de reações com precipitação; * Utilizar técnicas de determinação da velocidade das reações; * Controlar temperatura de reagentes em banho-maria; * Realizar caçulos de concentração de soluções; * Construir gráficos de acompanhamento da velocidade de reação em função das variáveis estudadas.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A cinética química, também conhecida como dinâmica química, trata da velocidade das reações químicas, ou simplesmente velocidade de reação como é mais conhecida. De acordo com Atkins(643) velocidade de reação é a mudança de concentração de um dos reagentes dividida por um intervalo de tempo no qual ocorre a reação e Brown(483-484) limita as variáveis que afetam a velocidade em concentração dos reagentes, temperatura na qual a reação ocorre, o estado físico dos reagentes, a presença de um catalisador e a energia contida no átomo.
Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas. Como o número de colisões irá depender das concentrações dos reagentes, podemos chegar à conclusão de que quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação.
A outra variável é a temperatura,
...de acordo com a teoria cinética molecular de gases, a elevação da temperatura aumenta as velocidades moleculares. Como as moléculas se movem mais velozmente, colidem mais vigorosamente (com mais energia) e com mais frequência, aumentando as