Relatório Científico Padrão
Um relatório científico possui finalidade de registrar e divulgar um trabalho de pesquisa realizado.
O relatório deve conter as seguintes partes: título, objetivo, material utilizado, fundamentos teórico, procedimento, resultados, análise de dados, conclusões e bibliografia.
a) Título
Deve identificar claramente o trabalho realizado.
b) Objetivo
Deve mostrar suscintamente a finalidade do trabalho realizado.
c) Material Utilizado
Deve conter a relação de todo o material necessário para o desenvolvimento do experimento, sendo útil apresentar as suas características principais, como marca, modelo, número de série, faixas de limite de precisão, utilização etc. com o intuito de permitir uma melhor compreensão dos resultados obtidos e do método utilizado para sua obtenção.
d) Fundamento Teórico
Nesta parte, deve ser apresentada uma descrição fenomenológica dos conceitos envolvidos no experimento, com as suas principais relações. Descreve-se, ainda, quando for o caso, as aproximações e considerações adotadas para as análises de dados, justificando-as em bases consistentes, permitindo ao leitor situar-se quanto à abrangência ou limitação das conclusões do trabalho.
e) Procedimento
Neste item, encontra-se a descrição sintética dos procedimentos adotados para se efetuar o experimento, incluindo, sempre que se aplicar, a montagem e a calibragem dos equipamentos, as condições ambientais em que o experimento foi desenvolvido e a maneira pela qual foram obtidas as medidas. Deve conter, também, tabelas, gráficos, cálculos etc. para permitir avaliar melhor a precisão dos resultados do trabalho.
f) Análise dos Dados
Nesta seção, deve ser realizada uma discussão acerca dos dados obtidos, tomando-se por base a fundamentação teórica e tendo em vista o objetivo do trabalho.
Deve-se também calcular o erro (ver no final do documento), discutir e justificar as diferenças encontradas entre o valor aceito e o valor experimental.
g) Conclusões
A