Relatório CasaE BASF
A CasaE é a primeira casa de eficiência energética tropical da BASF, com uma economia de energia de 70%, ela utiliza tecnologias que inicialmente foram pensadas para casas de climas frios e as adapta a uma situação invertida. A casa conta com 20 parceiros, em sua construção foram empregadas algumas tecnologias que ainda não estão disponíveis no Brasil.
A CasaE mostra hoje o que é possível se fazer de mais inovador, sustentável e eficiente no futuro, permite ampliar a discussão de como nós podemos, como consumidores, aumentar a eficiência energética das nossas próprias residências. O setor de construção civil tem muito a contribuir com a sustentabilidade pela escala de demanda que ele gera, e qualquer melhoria nesse sentido tem impactos positivos muito expressivos.
O segredo da CasaE está no seu sistema de construção, através do Sistema ICF, que consiste em blocos de EPS (poliestireno expandido), são leves e fáceis de manusear, um eficiente isolante com diversas aplicações, que propicia maior proteção contra umidade e variações de temperatura, pode ser encontrado nas lajes da sala e dos quartos, e nas paredes das salas, cozinha, quartos e elevador. Para seu acabamento é utilizado Sistema Senergy, um composto de argamassa de acabamento e tela de fibra de vidro para resistência mecânica.
Para o conforto acústico e térmico, temos a utilização de espumas especiais. A Basotect é a espuma que propicia conforto acústico, sendo utilizada no forro da sala de reunião, home theather e auditório. Já para o conforto térmico temos o