Relatório Carboidratos
________________________________________________________________________________________________
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo verificar a hidrólise ácida de um polissacarídeo e quantificar açúcares redutores utilizando uma reação de coloração.
________________________________________________________________________________________________
Introdução
O amido é um polissacarídeo com cerca de 1.400 resíduos de glicose. Funciona como substância de reserva para muitas plantas, entre as quais a mais conhecida é a batata. O amido é produzido em grande quantidade nas folhas dos vegetais como forma de armazenar temporariamente os produtos da fotossíntese. Como reserva permanente de alimento para a planta, o amido ocorre nas sementes, bem como na medula, nos raios medulares e no córtex de caules e raizes de plantas perenes e outras. O amido constitui de 50% a 65% do peso das sementes de cereais secos, e até 80% da substância seca dos tubérculos.
O amido ocorre em grânulos (ou grãos) que têm estrias típicas. Estas, aliadas ao tamanho e à forma dos grânulos, são mais ou menos específicas de cada espécie de planta, e podem servir de meio de identificação microscópica da origem botânica do amido. O amido é um homopolisacarídeo não-redutor formado basicamente por moléculas de glicose unidas por ligações α-1,4 (amilose e amilopectina) e α-1,6 (amilopectina). Entre as peculiaridades deste polissacarídeo, está à diferença entre as estruturas que o formam, a amilose além de possuir estrutura linear, é mais hidrossolúvel que a amilopectina, a qual apresenta estrutura altamente ramificada, tornando-se capaz a separação destes componentes após aquecimento.
O amido é altamente empregado no ramo industrial para o tratamento de varicela, fonte de glicose, preparação de colas, preparação de gomas utilizadas em lavanderia e fabricação de papel e tecidos, xaropes e adoçantes, fabricação de heptamido, álcool