Relatório calculadora MIPS
Assembly é uma linguagem de baixo nível. Ela ainda não é linguagem de máquina, mas é a que mais se aproxima disso, e diferentemente das linguagens compiladas (ex. C++), ela não necessita de um compilador, mas sim de um montador, que vai montar o programa dentro do processador. Assembly pode ser usado para qualquer coisa, desde um simples procedimento em que você necessite de velocidade extra a um sistema operacional completo. Comparado com programas escritos em linguagem de alto nível, os programas em Assembly são rápidos e de tamanho pequeno (depois de montados). Em contrapartida, seu código fonte é sempre maior do que o código fonte escrito em uma linguagem de auto nível, mas isso não torna a linguagem Assembly mais difícil: apenas mais trabalhosa.
Programa
A calculadora inicialmente contem um modulo que define um grupo de instruções e que em seguida apresenta o inicio das instruções e definição das variáveis. Ao iniciar o programa são carregadas instruções que mostram duas mensagens iniciais que é a se saudação(informativa) e a que pede para digitação do primeiro valor para cálculo. O que foi feito é empilhado. O primeiro valor é armazenado e é emitido um outra mensagem onde diz que é necessário a escolha de um operador entre: + (soma), - (subtração), * (multiplicação), / (divisão) e ‘q’ (sair).
O caractere é lido e armazenado, antes de ser armazenado existe uma verificação de operador onde pode haver um salto condicional dependendo do dito cujo. Após essa etapa, uma nova mensagem é emitida e é necessário a digitação de um novo valor para finalizar o cálculo. Após o último valor ser digitado, uma mensagem será mostrada e logo em seguida o resultado do cálculo será mostrado, obviamente dentro da limitações do código. Uma última mensagem será mostrada automaticamente após o resultado da operação, que possuirá uma instrução que indica que é necessário pressionar qualquer tecla para finalizar o programa.
Detalhes
Na primeira