Relatório Caixa de Skinner - Modelagem
Em Análise do Comportamento, tentamos identificar como os indivíduos interagem com seus ambientes a partir de vários conceitos, mas neste trabalho fizemos uso dos conceitos relacionados ao condicionamento operante. O presente trabalho teve como objetivo trabalhar com os conceitos aprendidos em sala de aula usando atividades práticas. Para isso utilizamos uma caixa de condicionamento operante entre outros materiais, tivemos como sujeito um rato e realizamos as atividades no Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade de Franca. Seguimos todos os passos indicados por um manual de orientações para atividades práticas e relatamos todos os resultados. Portanto, nesse relatório contém todos os procedimentos que realizamos, os resultados que obtivemos e até mesmo o relato de algumas dificuldades que encontramos. E ao final de tudo podemos concluir que para que o rato realizasse as atividades ele foi modelado recebendo reforço positivo durante toda a prática.
Palavras chaves: Análise do comportamento; Condicionamento operante; Atividades práticas.
INTRODUÇÃO
Para modelar um comportamento, utiliza-se do procedimento de aproximações sucessivas, pelo qual se reforça os comportamentos mais próximos do comportamento final desejado. O reforço precisa estar presente no momento em que o comportamento desejado for realizado para obter melhores resultados.
Este relatório foi elaborado a partir de práticas laboratoriais realizadas dentro da disciplina de Psicologia Experimental II. O mesmo tem como objetivo colocar em prática o que foi aprendido dentro de sala de aula sobre condicionamento operante através dos experimentos de Skinner.
Foi usado como sujeito um rato de aproximadamente três meses e sem história experimental. O comportamento do rato de pressionar a barra denominou-se variável dependente, enquanto a água utilizada como reforço representou a variável independente. Os experimentos realizados foram: nível operante, treino ao bebedouro e modelagem