Relatório bromatologia cinzas
BROMATOLOGIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ANÁLISE DE CINZAS DA FARINHA DE MILHO
PROFESSOR:
DANIEL SIMÕES COUTO
ALUNO:
CIBELE CENCIANI
ROBERTO SOUSA
CAMPUS:
CATETE
TURNO:
NOITE
2013.2
1. INTRODUÇÃO
A determinação de cinzas e conteúdo mineral tem um papel fundamental em vários aspectos na nutrição, como na rotulagem nutricional, qualidade e segurança dos alimentos.
A cinza de um alimento ou também conhecido como resíduo mineral fixo é o resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica que é transformada em CO2, H2O, NO2.
Muitas vezes, é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas, incinerando o resíduo obtido na determinação de umidade.
Na nutrição, alguns minerais são essências para uma dieta saudável (cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, etc.) enquanto outros são tóxicos como o chumbo, alumínio, etc.
A rotulagem nutricional mostra a concentração e o tipo de mineral que foi estipulado ou mesmo elaborado e a qualidade dos alimentos depende dessa concentração e do tipo de mineral presente e incluindo o sabor, textura, aparência e sabor e estabilidade.
É importante ressaltar que a cinza não tem necessariamente a mesma composição que o conteúdo mineral presente originalmente no alimento, pois no processamento ocorre redução ou volatilização dos sais.
A partir do resíduo mineral fixo é feito uma análise especifica para identificar quais minerais existem na amostra.
A cinza é constituída principalmente de:
Macronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários acima de 100 mg e normalmente presentes em grandes quantidades nos alimentos, como: K, Na, Ca, P , S, Cl e Mg;
Micronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários abaixo de 100 mg e normalmente presentes em pequenas quantidades nos alimentos, como: AI, Fe, Cu, Mn e Zn;
Elementos traços: além dos macros e