Relatório Bioquímica
Os compartimentos hídricos também diferem na composição. No líquido intracelular predominam os cátions potássio, cálcio e magnésio, e os fosfatos e as proteínas são os principais ânions. Esse compartimento libera grande quantidade de sódio por processos que requerem energia, como a bomba de sódio e potássio. Então, no meio extracelular, o sódio é o principal cátion, enquanto o cloro e o bicarbonato constituem os principais ânions. O sódio possui grande importância, pois exerce controle sobre a distribuição de água em todo o organismo. A osmolalidade do líquido extracelular é determinada pelo número de moléculas de íons sódio por unidade de água. Se o sódio é perdido, a água é excretada na tentativa de manter a osmolalidade normal. Se o sódio é retido, a água deve também ser retida para diluí-lo.
Por outro lado, as composições iônicas do plasma e do líquido intersticial são consideradas idênticas para fins didáticos. Entretanto, o plasma possui um conteúdo maior de proteínas e esses ânions orgânicos exigem um aumento na concentração total de cátions. Já o líquido intersticial possui maior quantidade de ânions inorgânicos.
A membrana celular mantém as diferenças na composição entre o líquido intracelular (LIC) e o extracelular (LEC). É uma membrana semipermeável, sendo totalmente permeável à água, porém é