Relatório Bioquímica
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Análise de Proteínas:
Características e Pesquisa de Aminoácidos em Ovoalbumina
(Relatório 1)
Alunos: Mykaela Dias Danielly Viviane Danilo Holanda
Química Industrial
Recife, Novembro de 2013
1- Introdução
Proteínas são cadeias longas de aminoácidos unidos por ligações peptídicas (amida), com um grupo amina contendo nitrogênio carregado positivamente em uma extremidade e um grupo carboxila carregado negativamente na outra extremidade. A cadeia é composta de uma série de grupos laterais diferentes que correspondem a cada um dos 20 aminoácidos. A perda das estruturas secundária e terciária da proteína ou rompimento de ligações peptídicas é denominada desnaturação da proteína. São fatores que provocam a desnaturação: calor, radiações eletromagnéticas de certos comprimentos de onda (como as emitidas em um microondas ou os raios ultravioletas do Sol), ácidos e bases, solventes orgânicos, íons de metais pesados.
Albumina refere-se de forma genérica a qualquer proteína que é solúvel em água, possui alto valor biológico e pode ser encontrada na clara de ovo, proteína majoritária do ovo que é denominada de ovoalbumina. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte protéica de baixo custo e boa qualidade por causa da boa variedade de aminoácidos que a compõe. Dentre as suas diversas funções estão a manutenção da pressão osmótica, transporte de hormônios lipossolúveis e transporte de ácidos graxos livres, sua deficiência pode causar insuficiência hepática e desnutrição. É a principal proteína do plasma sanguíneo (seroalbumina) e é utilizada na medicina em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves.
Esta prática tem como objetivo caracterizar a ovoalbumina, analisar a influência da ação de calor, ácido e solvente orgânico,