Relatório Bioquímica clínica Punção Venosa
O sangue é considerado dentre vários materiais biológicos (líquidos, excreções, secreções, fragmentos de tecidos obtidos do corpo humano) o mais utilizado, portanto as amostras destinadas à análise devem ser obtidas e preservadas com o maior cuidado possível, garantindo assim, a exatidão dos resultados (MOTTA, 2009).
O sangue para análise é obtido de veias, artérias ou capilares. Venopuntura é o termo que denomina todos os passos envolvidos na obtenção de uma amostra de sangue apropriada da veia do paciente. Esse método é o mais utilizado para a obtenção da amostra (TIETZ, 2008).
No preparo do paciente para uma flebotomia, existem fatores capazes de influenciar os resultados dos exames laboratoriais. Sendo assim, o flebotomista deve minimizar esses fatores informando os pacientes que dependendo do exame a ser realizado o resultado pode ser um falso positivo ou falso negativo devido a interferências caudadas por atividades físicas, jejum, dieta, consumo de álcool, tabagismo, ingestão de medicamentos e postura no momento da coleta (HENRY, 2008).
A prática de Bioquímica Clínica teve como objetivo a coleta e processamento de amostras sanguíneas no laboratório de bioquímica da FACID em alunos de farmácia do 6º período da mesma faculdade no dia 12/08/2013, sendo assim, colocando em prática os conhecimentos teóricos visto em sala de aula no dia 08/08/2013.
2 METODOLOGIA
2.1 Materiais
- EPIs (luvas, máscaras, tocas, jaleco);
- Seringas de 10 mL;
- Agulhas de 25x8;
- Pedaços de algodão;
- Álcool a 70%;
- Curativo;
- Garrote de borracha;
- Pincel permanente para marcar os tubos;
- Tubos de ensaio;
- Estante de tubos de ensaio;
- Anticoagulante;
- Cuba com solução antisséptica para limpeza do material;
- Macrocentrífuga;
- Coletor-de-amostras-perfuro-cortantes;
2.2 Procedimentos
Para realizar a flebotomia o primeiro passo foi colocar os EPIs para em seguida fazer o torniquete com um soro de borracha com uma