Relatório Biologia Molécular
O ciclo celular é um fenômeno que ocorre tanto nas células animais como em celular vegetais, são existente dois tipos de divisão celular a mitótica que é quando uma célula dá origem a duas outras células com o mesmo numero de cromossomos e serve para o crescimento do organismo e regeneração de tecidos, e a meiose que é quando uma célula da origem a outras quatro células com a metade de números de cromossomos que serve para formação de gametas.
Na mitose ocorre apenas uma duplicação de cromossomos para cada divisão do núcleo. Dessa maneira, uma célula-mãe transfere às duas células-filhas todo seu patrimônio genético, representado pelos cromossomos. Isso implica a presença, nas células recém-formadas, do mesmo número e dos mesmos tipos de cromossomos que existiam na célula original, daí a mitose ser considerada um processo equitativo de divisão.
O mecanismo mitótico permite a reprodução dos organismos unicelular e é responsável pela formação das inúmeras células que constituem o corpo dos organismos pluricelulares. Essa formação garante o crescimento do individuo, bem como a renovação dos tecidos pela substituição das células velhas por outras novas, além de permitir a regeneração de regiões eventualmente lesadas.
A mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Na prófase ocorre duplicação de centríolos e migração para os polos opostos da célula, durante a migração forma-se entre os centríolos uma rede de fibras proteicas denominadas fuso mitótico ou acromático o núcleo e a carioteca desaparecem. Na metáfase os centríolos já estão nos polos opostos e o fuso mitótico está formado os cromossomos estão no grau máximo de espiralização e alinhados na placa equatorial (região central da célula) todos ligados ao fuso mitótico pela região de maior espiralização denominada centrômero. Na fase anáfase os cromossomos são tracionados para os polos, o centrômero divide-se e cada cromossomo que se encontrava duplicado transforma-se em