Relatório Biologia Kiwi
Ciências e Tecnologias
Extração de DNA de Células Vegetais
Cartaxo, 18 Setembro de 2013
Índice
1.Introdução
A extracção e análise de DNA é uma técnica laboratorial muito utilizada na investigação científica e em diversos estudos taxonómicos e forenses (testes de paternidade e identificação de indivíduos).
O objectivo desta actividade experimental era conhecer e compreender as técnicas de extracção de DNA e também conseguir visualizar o DNA extraído do núcleo das células.
Para realizarmos esta experiência utilizámos um kiwi (fruto que possui uma polpa de coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropêlos).
Para a perfeita análise, concretização e análise dos resultados da experiência obtidos é necessário conhecer o conteúdo científico em que está incorporada e também alguns conceitos:
Os ácidos nucleicos, designação que resulta do facto de terem sido encontrados pela primeira vez no núcleo das células, são moléculas constituídas por unidades básicas designadas nucleótidos, sendo estes constituídos por uma pentose (glícido com cinco carbonos), um grupo fosfato (ácido fosfórico) e uma base azotada.
A análise das várias moléculas que constituem os ácidos nucleicos permitiu distiguir a existência de dois tipos: DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico). Do ponto de vista químico, a principal diferença entre estes dois tipos reside na pentose presente nos seus nucleótidos.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico existente em todos os seres vivos, que codifica a informação necessária à constituição dos organismos. Nas células eucarióticas de plantas, fungos e animais, o DNA encontra-se no núcleo.
Este é constituído por unidades básicas designadas por nucleótidos, sendo estes nuncleótidos uma pentose (glícido com cinco carbonos), um grupo fosfato (ácido fosfórico), uma base