Relatório argila
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO
CIENTÍFICA
RELATÓRIO PARCIAL
Título do Projeto:
Preparação e avaliação de argila organofílica utilizando diferentes concentrações de surfactante na sorção de derivados do petróleo
Introdução:
A evolução humana tem sido limitada ao uso de materiais disponíveis. A argila é um destes materiais e vem sendo utilizado há milhares de anos, principalmente na produção de produtos estruturais com tijolo e telhas e artesanato. É uma das substâncias naturais de interesse industrial e variados produtos se fazem com elas ou com a ajuda delas, assim, a utilização na indústria é de grande valor econômico.
O Brasil é um importante produtor de materiais cerâmicos possuindo um considerável numero de jazidas de argilas. A existência de dados técnico-científico orientam a utilização e aplicação industrial das argilas, bem como, sua utilização de maneira nacional e otimizada por parte do setor industrial (MENEZES et. al., 2009).
Argilas esmectíticas são amplamente utilizadas na indústria, sendo que suas aplicações estão associadas à capacidade como adsorvente e espessante e estas propriedades podem ser incrementadas por tratamentos térmicos e químicos.
A importância destas argilas está refletida no seu largo uso em aplicações industriais e ambientais. Alguns exemplos são:
a) como agente tixotrópico para perfuração rotativa de poços;
b) em engenharia civil;
c) como agente descorante de óleos vegetais, animais e minerais;
d) nas indústrias de fundição de metais;
e) na obtenção de argilas organofílicas; entre diversas utilizações.
A abundância e o baixo custo das argilas naturais, agregados ao potencial que elas representam, principalmente quando modificadas, resultam em atração cientifica e industriais.
A Paraíba é um dos maiores depósitos industriais de bentonitas, que são encontradas nos municípios de Boa vista, Pedra