Relatório - Análise volumétrica
GEOLOGIA – GE2M
Prática n° 11 (01/11/2013):
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
VILA VELHA
NOVEMBRO 2013
CHIARA FOLLI DE OLIVEIRA
LARA CÍNTHIA ARNDT SAAR
GABRIELA PINHEIROS
THAMYRIS HELENA
LEONARDO BETINI
ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Relatório do Curso de Graduação em Geologia apresentado a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Experimental sob orientação da Professora Maria Alice Marques.
VILA VELHA
NOVEMBRO 2013
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
Análise Volumétrica é o procedimento analítico quantitativo, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado (ALEXÉE,1982).
A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação (ATKINS; JONES, 2006).
Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente o titulante, são adicionados ao analito (titulado) até que a reação termine (HARRIS, 2005).
Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico) que é o ponto onde a reação se completa totalmente, para uma dada estequiometria da reação. Neste ponto, o número de mols de OH- (ou H+) adicionados como titulante é igual ao número de mols de H+ (ou OH-) inicialmente presente no analito. O sucesso da técnica de titulação está em detectar esse ponto (ATKINS; JONES, 2006).
Ainda de acordo com Harris (2005), qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a