Relatório Anfíbios
Centro de Ciências Agrárias
Aluno
Relatório de Aula Prática
“Anfíbios”
ALEGRE
2012
1. Introdução
Os anfíbios são vertebrados tetrápodes (de quatro pés) que pertencem à classe Amphibia. Atualmente são divididos em três grupos: os sapos, rãs e pererecas (Anura), as salamandras (Caudata) e as cecílias (Apoda ou Gymnophiona):
Anuros (Salientia) – São as rãs, pererecas e sapos. É o grupo mais rico em espécies.As especializações do corpo para o salto é a característica morfológica mais notável destes animais. As patas posteriores são alongadas e os ossos da tíbia e da fíbula estão fundidos. As patas posteriores e os músculos formam um sistema de alavanca, capaz de arremessar o anuro no ar. O íleo é alongado e se estende bastante para frente, e as vértebras posteriores estão fundidas em um bastão sólido, o uróstilo. As patas anteriores fortes e a cintura escapular flexível absorvem o impacto da aterrissagem. Os olhos são grandes e estão localizados bem anteriormente na cabeça, permitindo uma visão binocular. As brânquias e a cauda desaparecem ao fim das metamorfoses da fase juvenil.
Rãs: Habitam principalmente lagoas; possue a pele lisa e brilhante; Não possuem glândulas de veneno; Tem pernas longas que correspondem a mais da metade do tamanho do animal onde as patas traseiras podem ser dotadas de membranas que ajudam a rã a nadar e órgão auditivo bem desenvolvido e bem visível.
Sapos: Ficam principalmente em terra firme; Possuem glândulas de veneno (que só se ativam quando um animal o pressiona); Só procuram meio aquático na época de reprodução e a pele é geralmente irrugada podendo ter na constituição substâncias tóxicas contra predadores.
Pererecas: Presença de dilatação na ponta dos dedos (ventosas); Tem como principal características olhos esbugalhados; Presença de glândulas de secreção e pernas finas e alongadas que lhe dão capacidade para