Relatório analitica
A permanganometria é o método titulométrico mais importante de óxido-redução que usa como reagente limitante o permanganato de potássio, agente oxidante poderoso.
O KMnO4 não é um padrão primário, assim não é possível uma preparação direta de uma solução deste reagente. As soluções de permanganato de potássio são de coloração violeta intenso e na maioria das titulações, o ponto final pode ser notado pela coloração do íon permanganato, dispensando, portanto, o uso de indicadores.Sua solução costuma conter óxido de manganes como impureza. O dióxido de manganes acelera a decomposição do permanganato em solução aquosa, esta decomposição é catalizada pela luz, calor, ácidos e bases.Em solução sore auto-decomposition com despoilment de oxidation, Como mostra a equação:
4 MnO4- + 2 H2O → 4 MnO2 + 4 OH- + 3 O2 (colocar seta que volta)
A auto-decomposição das soluções neutras, e na ausencia de dioxido de manganes é pequena.Na preparação é preciso remover o MnO2, e isto pode ser feito, fervendo a solução recém preparada e filtrando em um meio não redutor (lã de vidro).Estas soluções devem ser armazenadas em frascos escuros, para previnir a decomposição do KMnO4 e a perda da capacidade oxidante, que é estimulada de 0,2% em 6 meses para uma solução 0,02 mol/L.A padronização pode ser feita utilizando Na2C2O4, que é um excelente padrão primário, pode ser dessecado a 105 - 110 °C e não é higrocópico. Em solução ácida, a oxidação do oxalato pelo permanganato obedece a equação: 2MnO4- + 5H2C2O4 + 6H+ → 2Mn2+ + 10CO2 +8H2O
Fontes: Laboratório de Química Analitica Quantitativa - Mackenzie
Universidade tecnologica