relatório amplificador
CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA
PROFESSOR:
RELATÓRIO
EXPERIMENTO #1
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
Campina Grande, 18 de julho de 2014
I. OBJETIVOS:
O presente experimento tem por objetivo mostrar circuitos com amplificadores operacionais. Estes amplificadores são usados com diversos propósitos a saber alguns: comparar e amplificar tensões, modulação integração de sinais dentre outros. Alem disso perceber diversas aplicações destes dispositivos na eletrônica.
II. MATERIAL UTILIZADO
Ampop – TL084
Protoboard
Fios para ligação
Fontes de tensão
Osciloscópio
Gerador de sinais
LEDs
Capacitor
Resistores
Fotoresistor
Potenciômetro
III. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O primeiro amplificador foi inventado em 1952 pela George A. Philbrick Researches cujo inventor tem o mesmo nome e também por outros integrantes da companhia A. Lovell e Loebe Julie. O principal motivo de sua aplicação foi possibilitar operações matemáticas na computação analógica inclusive o próprio nome operacional vem disso fazer operações matemáticas.
Os primeiros amplificadores eram feitos por válvulas no entanto seu tamanho dificultava o seu uso alem de outros problemas dissipava muita potencia. Desde ai a eletrônica evoluiu com transistores e circuitos integrados e hoje os amplificadores são dispositivos bem mais otimizados e que estão presentes em diversos circuitos . Inclusive no experimento foi usado um circuito integrado com amplificadores (TL48).
IV. EXPERIMENTOS
Montagem 1 – COMPARADOR DE TENSÃO
Frequentemente, no campo das aplicações eletrônicas, necessitamos comparar uma tensão com outra para determinar qual delas é maior. Considerando-se um amplificador operacional sem realimentação, o processo é bastante simples: quando a tensão na entrada não-inversora for superior à tensão na entrada inversora, o