relatório amoníaco
1. TÍTULO: Amoníaco e compostos de amónio em matérias de uso comum
“Como reconhecer a presença de amoníaco ou de iões amónio em diferentes materiais?”
2. OBJECTIVO:
Pesquisar a presença de amoníaco e de compostos de amónio em produtos comerciais utilizados no quotidiano, através de testes laboratoriais de análise qualitativa.
Estudar laboratorialmente algumas propriedades do amoníaco e do ião amónio.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA: O amoníaco, também chamado hidreto de azoto, de fórmula química NH3 é uma substancia composta por hidrogénio e azoto.
Este composto tem como características:
-à temperatura ambiente e pressão normal é uma gás tóxico, incolor e inflamável, tendo um cheiro característico picante e intenso
-à pressão normal o seu ponto de fusão é de -78ºC e o seu ponto de ebulição é de -33ºC
-é solúvel em água.
A sua molécula não é plana, apresenta uma geometria piramidal, em que um átomo de carbono está ligado a três de hidrogénio. Esta geometria ocorre devido à formação de orbitais híbridos sp³.
Em solução aquosa este composto comporta-se como uma base transformando-se num ião amónio, NH4+, com um átomo de hidrogénio em cada vértice do tetraedro.
Em 1909,o químico Fritz Haber descobriu um processo de produção de amoníaco que veio revolucionar o desenvolvimento da indústria dos fertilizantes. O engenheiro químico Carl Bosch transformou o processo piloto de Haber num processo industrial capaz de produzir milhares de toneladas de amoníaco por ano. A primeira Guerra Mundial foi o grande motor do desenvolvimento das fábricas de amoníaco na Alemanha e noutros países, pois o amoníaco podia ser convertido em acido nítrico (HNO3), que era utilizado no fabrico de explosivos.
O processo de Haber utiliza a reação entre o azoto e o hidrogénio: N2(g) + 3H 2(g) 2NH3(g) Esta reaçao de síntese do amoníaco é muito incompleta quando realizada em condições de pressão e temperatura ambientais. Para ter um