Relatório Aletas
Engenharia de Controle e Automação
Bruno da Fonseca Amaral
Fabrício Melo Dias
Pedro Henrique Menezes de Castro Gomes
ALETAS
Belo Horizonte
2015
1 Introdução
A transferência de calor por convecção de uma superfície é limitada por sua área. Quando se pretende aumentar a transferência de calor desta superfície sem se alterar o material ou o coeficiente convectivo, deve-se adicionar superfícies estendidas.
Através do estudo de transferência de calor, alcançamos um entendimento do papel desempenhado pelas aletas na transferência de calor. O papel das aletas é otimizar a troca de calor de um fluido com outro, através do aumento da superfície de contato da tubulação por onde ele escoa, tornando-se um modo mais fácil e freqüente na troca de calor com outro fluido.
2 Objetivos
O experimento descrito teve como objetivo determinar a eficiência térmica das aletas analisadas.
2.1 Objetivos Específicos
-> Medir a dispersão da temperatura ao longo das aletas de diferentes materiais e geometrias;
->Obter os coeficientes de transferência de calor entre cada modelo e o ar;
3 Fundamentação Teorica
Aleta é um elemento sólido que transfere energia por condução dentro de suas fronteiras e por convecção (e/ou radiação) entre suas fronteiras e o ambiente. As aletas são utilizadas para aumentar a taxa de transferência de calor entre um corpo sólido e um fluido adjacente.
O aumento da taxa de transferência de calor de uma superfície a temperatura constante para um fluido externo (Fig. 1) pode ser feito através do aumento do coeficiente de convecção h ou através da redução da temperatura do fluido T∞.
Quando não é possível aumentar a taxa de calor por um destes modos, aumenta-se a área de troca de calor, através da utilização de aletas (Figura 1), que são elementos sólidos que transferem energia por condução dentro de suas fronteiras e por convecção (e/ou radiação) entre suas fronteiras e o ambiente. Elas são utilizadas