Relatório - Alcoois
Os álcoois são compostos que apresentam grupos hidroxila ligados a átomos de carbono saturados com hibridização sp³. Os álcoois ocorrem com abundancia na natureza e tem muitas aplicações industriais e farmacêuticas. O etanol, por exemplo, é um dos produtos químicos mais importantes. O etanol foi um dos primeiros compostos orgânicos a ser preparado e purificado. A produção do etanol por meio da fermentação de grãos de açúcar é conhecida desde a antiguidade e a purificação pela destilação teve seu início no século XII.
PRÁTICA 1: PROPRIEDADES QUÍMICAS DO ÁLCOOL ETÍLICO.
1. Objetivos
Realizar a reação de oxidação do álcool etílico pelo dicromato de potássio, permanganato de potássio e iodeto de potássio para a obtenção de um aldeído, neste último caso com formação de iodofórmio.
2. Materiais e reagentes
Materiais: 3 tubos de ensaio e estante para tubos de ensaio; 1 pipeta graduada de 2 mL (para solução de dicromato de potássio); 1 pipeta graduada de 2 mL (para solução de ácido sulfúrico); pipetas Pasteur.
Soluções: solução de dicromato de potássio 0,125 mol L-1; solução de permanganato de potássio 0,5 mol L-1; solução de Iodo; solução de hidróxido de sódio diluído.
Equipamentos: bico de Bunsen.
3. Procedimento Experimental
Antes de iniciar o procedimento, etiquetamos três tubos de ensaio.
Parte 1: Oxidação do Etanol por dicromato de potássio
1. Tiramos a medida de 2mL de uma solução de dicromato de potássio 0,125 mol L-1 e transferimos para o tubo de ensaio 1;
2. Tiramos a medida 1mL de solução diluída de ácido sulfúrico e transfira-a para o tubo de ensaio 1;
3. Adicionamos 3 (três) gotas de etanol ao tubo de ensaio 1;
4. Observamos atentamente a cor e o odor do sistema;
5. Aquecemos o tubo de ensaio em chama branda do bico de Bunsen até a ebulição e observamos o que aconteceu.
Parte 2: Oxidação do Etanol por permanganato de potássio
1. Colocamos