Relatório acidez e cloretos
Água industrial - Resfriamento
Aluno: Betina Stockmanns e Fernanda Sorgetz N°: 4 e 9
Turma: 1423 Grupo: 5 Duplas: A Data: 02/05/2013
1) Objetivo: Determinar as características físico-químicas, como a acidez, o teor de cloretos, o pH e a condutividade de uma amostra de água destinada ao sistema "make up" e, com isso, verificar um tratamento ideal para torná-la adequada a este fim.
2) Fundamentação teórica: A água, por apresentar um calor específico elevado e baixo custo, é muito utilizada em processos como agente de resfriamento. Estes processos são importantes, pois previnem superaquecimento dos sistemas e proporcionam maior controle de algumas reações.
Durante o processo de resfriamento, ocorrem perdas de água, por evaporação ou quando gotículas de água são arrastadas pelo fluxo de ar do sistema ou até mesmo por vazamentos. Isto provoca o aumento na concentração de sais dissolvidos, então é necessária a reposição da água, para regular/normalizar estas concentrações. A água adicionada ao sistema com esta finalidade é chamada água de make-up, e é necessário que apresente boa qualidade (baixas concentrações de sais e material orgânico e baixos níveis também de materiais suspensos e micro-organismos).
Algumas análises são realizadas para determinar a qualidade da água de make-up, como a determinação da acidez, do teor de cloretos, do pH e da condutividade.
2.1 Determinação de Acidez: A acidez esta relacionada com o pH da água. A acidez mede a capacidade da neutralização de uma base, e é provocada pela presença de dióxido de carbono (CO2). A acidez total representa a soma da acidez devido ao CO2 e acidez mineral, que consiste o teor de dióxido de carbono livre, de ácidos minerais, de ácidos orgânicos e sais ácidos fortes, os quais na hidrolise produzem íons de hidrogênio para a solução.
Para determinar a acidez da água de resfriamento fui utilizado o método da volumetria de neutralização. Em princípio,