Relatório 5 - Equilíbrio Químico
As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Esse tipo de reação denomina-se irreversível. Todavia, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial. Estas podem ocorrer em processos químicos e físicos e são identificadas pela seta dupla ().
Usualmente, considera-se, numa reação química, como reagentes os elementos à esquerda da equação e como produtos os elementos à direita desta. No entanto, em um sistema químico reversível, essa representação pode variar, dependendo do sentido considerado.
Tomando-se, assim, uma equação genérica do tipo A + B C + D, apresentando velocidade v1, tem-se que A e B são reagentes, enquanto C e D são produtos da reação. Da mesma maneira, se C e D forem capazes de reagir, formando A e B, a reação mostra ser reversível: C + D A + B, apresentando velocidade v2. Há, então, constante renovação de reagentes e produtos e a reação pode ser representada pela equação:
A + B C + D
Diante disso, no momento em que as velocidades v1 e v2 se igualam, diz-se que o sistema se encontra em equilíbrio. É de suma relevância ressaltar que para sistemas com reagentes ou produtos em estado gasoso, o equilíbrio só será alcançado se realizado em sistema fechado, pelo qual não haverá perda de massa gasosa para o ambiente externo.
(Imagem 1 - Gráfico do equilíbrio químico)
Considerando-se, assim, as velocidades v1 e v2 acima, tem-se que: v1 = k1[A][B] v2 = k2[C][D]
Como foi assumido estar diante de uma situação de equilíbrio, sabe-se que v1 e v2 são iguais e, dessa forma: k1[A][B] = k2[C][D]
K = = K-1 = =
“Quando um sistema em equilíbrio é submetido a uma ação, o equilíbrio se desloca no sentido de contrabalancear esta ação”. Este é o princípio de Le Chatelier que afirma que o estado de equilíbrio de um sistema pode ser alterado por alguns fatores, sendo eles: